O produto tem potencial de crescimento, seja no atendimento às tendências de consumo e também na exploração de novos sabores
Com variedade de sabores e tipos de sorvetes, o brasileiro está entre os maiores consumidores dessa delícia gelada. Os números do setor são consideráveis, segundo a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes), em 2021, eram mais de 10 mil empresas ligadas ao setor, que apresentaram um faturamento de R$ 3 bilhões no ano. Em 2021, a quantidade de sorvetes consumida chegou a 1006 milhões de litros e o consumo per capita foi de 4,73 litros. E ainda é possível aquecer esses números.
Um aspecto bastante benéfico aos sorvetes é que parte dos produtos oferecidos ao mercado utiliza em sua formulação um alimento rico em nutrientes – o leite. Nem todos contam com esse benefício, mas especialmente para o público infantil o leite é um valor agregado que contribuir para o desenvolvimento das crianças, principalmente pela disponibilidade de cálcio, importante para os ossos em idade de crescimento. As indústrias que usam o leite como ingrediente em seus sorvetes poderiam destacar mais esse apelo em suas embalagens e no marketing de seus produtos.
O alinhamento aos anseios de consumidores em busca de alimentação saudável também já está incorporado aos gelados, que se reinventaram desenvolvendo produtos com menor teor de gordura e menos açúcar nas versões light. Até a necessidade dos consumidores com intolerância ou alergia à lactose foi atendida com os sorvetes Zero Lactose.
Com os diferentes perfis de consumidores, as indústrias investem constantemente em inovação, trazendo produtos que proporcionem novos sabores e texturas. No que se refere a sabor, o Brasil tem um privilégio que pode ser mais explorado em ingredientes, a diversidade de frutas com sabores surpreendentes, principalmente, originárias das regiões Norte e Nordeste. Um exemplo é o açaí, lançado como sorvete há alguns anos e que conquistou muitos adeptos. Outras tantas frutas estão à espera das indústrias que buscam novas experiências para conquistar novos consumidores e quem sabe ajudar o Brasil a subir no ranking dos países que mais consomem sorvetes.