Projeto conduzido pelo Biopark (PR) tem contribuído para o crescimento da bacia leiteira paranaense e incentivado queijarias da região a ingressarem no maravilhoso universo dos queijos finos
Como toda boa história, essa começa conduzida pelo amor. Pode-se dizer que o embrião do Projeto de Queijos Finos do Biopark foi criado ainda na década de 1980, quando o Dr. Luiz e Dona Carmen Donaduzzi, fundadores do Biopark e sócios-proprietários da Prati-Donaduzzi Medicamentos Genéricos, mudaram para a França para estudar e se apaixonaram ainda mais por queijos.
Assim como o processo produtivo de excelente queijo fino, após um bom tempo de maturação, nasceu em 2019 o projeto oficial de Queijos Finos do Biopark e a ideia foi consolidada em 2021 com a Queijaria Flor da Terra. “Nosso objetivo era elevar a bacia leiteira da nossa região (o parque tecnológico está localizado em Toledo-PR) e a segunda maior bacia leiteira do estado, a um novo patamar, oportunizando que pequenos produtores melhorem sua renda com a venda de queijos com um valor agregado maior”, contam Carolina Trombini, Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação e Ana Paola Buchman, Analista de PDI.
E completam: “ao incentivar a produção de variedades finas de queijo, apresenta-se uma oportunidade para que, especialmente as pequenas propriedades rurais, ganhem em valor agregado de seus produtos, aumentando renda e levando mais inovação para o campo”.
E por falar em inovação e valor agregado, Marcia Seibert Ludwig da Queijaria Ludwig, localizada em Sede Alvorada, Cascavel (PR), afirma que o Biopark foi um divisor de águas na história da queijaria. “Com o Projeto de Queijos Finos, foi possível obter a assessoria e tecnologia para a produção de queijos, e essa é uma parceria que tem dado muito certo, e esperamos em breve produzir mais tipos de queijos finos, para crescermos juntos neste projeto promissor”.
A Ludwig começou a produzir queijos em 2018 e hoje tem oito tipos em seu portfólio, entre eles o “carro-chefe” e premiado Queijo Maturado – um queijo autoral, sucesso em vendas, terceiro lugar no V Prêmio Queijo Brasil em 2019, e o Queijo Gouda, também terceiro lugar no Mundial de Queijos no Brasil 2022.
“Quando um produtor ingressa no projeto ele recebe todo o suporte necessário para atingir os parâmetros de qualidade de um leite de excelência. Nós vamos até sua agroindústria ensinar a produzir o queijo, e mesmo depois de maturado, o produto é analisado por um grupo de analistas sensoriais treinados. Caso esteja atendendo todas as características, o produtor recebe o selo de qualidade Biopark e está liberado para comercialização. A queijaria também recebe mentorias com profissionais selecionados pelo Biopark, que são especialistas em áreas como financeiro, planejamento e marketing. Atualmente estamos com 13 produtores associados”, reforçam.
Até o momento o Parque Tecnológico conta com 13 tecnologias adaptadas e transferidas aos produtores do projeto. Entre elas estão Camembert, Brie, Petit Brie, Cheddar D’Or, creme de Brie, creme de Cheddar D’Or, Tomme Negro D’Oeste, Saint Paullin, Morbier-café, Gouda, Asiago, Saint-marcellin e Tomme Vaudoise. Mas no laboratório de pesquisa já há outros 30 tipos de queijo em desenvolvimento ou já desenvolvidos aguardando um produtor para receber esta nova tecnologia.
Quem também tem usufruído da tecnologia e da expertise Biopark é a Queijaria ÁTANI, de Toledo (PR). “Produzimos há 5 anos. Temos o Morbier, SaintPaulin, Donna Rossi e Nonna Lúcia e o nosso carro-chefe é o queijo autoral Donna Rossi. Nossa produção é somente com leite da propriedade, e por conta da qualidade, nossas vendas estão aumentando e estamos fidelizando clientes. O Biopark foi a oportunidade única que fez com que tivéssemos um produto de valor agregado e respeito no mercado”, afirma Cirlei Rossi dos Santos.
A Átani é uma produção familiar que beneficia cerca de 2 mil litros dia. Os queijos Dona Rossi, com maturação de 10 e 30 dias, e o Nonna Lucia, receita da nonna, 60 dias e 90 dias de maturação, recebem noz-moscada em sua composição. Além dos queijos, a queijaria tem investido em um ambiente preparado para visitação de turistas e está na rota do queijo paranaense.