A queijaria virtual é a história de sucesso no calendário do SEBRAE este mês, com mais de 40 prêmios nacionais e internacionais a Queijo D’Alagoa-MG, é pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega em todo o Brasil, completa aniversário de 13 anos.
HISTÓRIA INSPIRADORA
O senhor Jeremias Sene era tropeiro, empilhava os queijos embrulhados em folhas de bananeira dentro de balaios de bambu, colocava-os em cima do lombo dos burros e atravessava a Serra da Mantiqueira por trilhas para vender os queijos no Vale do Paraíba-SP, e por vezes, em Resende-RJ.
Os anos passaram e os tempos evoluíram.
Seu bisneto, Osvaldo Martins de Barros Filho tornou-se tropeiro digital ao fundar a Queijo D’Alagoa-MG em novembro de 2009, pois precisa ajudar o Sô Batistinha, produtor de queijo que na época enfrentava dificuldades pra escoar a produção, devido a pessoa que comprava seu queijo pagava um preço irrisório e tinha a bárbara coragem de dar um cheque para 40 dias.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
De lá pra cá isso mudou. Atualmente diversas famílias de pequenos produtores de queijo são parceiras da Queijo D’Alagoa-MG e conseguem escoar a produção artesanal em todo o país.
No início, o propósito era ajudar o Sô Batistinha com os queijos. Com o passar dos anos a missão foi muito além.
O negócio virtual iniciou uma transformação social no município de Alagoa reconhecendo a importância do produtor e agregando valor ao produto; preservando a história, cultura e tradição; movimentando a economia local; fomentando o turismo e promovendo Alagoa como destino turístico através da Rota do Queijo e do Azeite e, ainda, mantendo a agência dos Correios aberta com o contrato de postagem.
“Faltam palavras pra agradecer a Deus por chegarmos até aqui. Os desafios são diários e constantes. O que nos anima é ver o resultado do trabalho surgindo a cada dia e o legado que vamos deixar para o município. Como sempre falo no meu instagram @queijodalagoamg: imensamente gradicido!” comemora o empreendedor, Osvaldo Filho.
Confira a revista a edição da +Leite deste mês.