Reforçando seu compromisso com o meio ambiente e as questões relacionadas a sustentabilidade, o Laticínio Scala acaba de receber a recomendação para certificação ISO 14.001:2015. A certificação atesta que a empresa está de acordo com os requisitos internacionais para um sistema de gestão ambiental eficiente, capaz de gerenciar os aspectos ambientais dos seus produtos, serviços e processos.
A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da empresa voltado para estruturação dos pilares ESG, cuja objetivo dentro do pilar “E” (Ambiental) é certificar todas as unidades fabris do laticínio – que tem em sua visão “Conquistar a excelência no segmento de alimentos de forma sustentável para o Brasil”.
“O processo para receber a certificação durou três anos e envolveu o mapeamento dos processos internos para identificar os aspectos e impactos ambientais e as necessidades de ajustes estruturais, além de investimentos e adequações estruturais na fábrica e na estação de tratamento de efluentes. Após realizarmos todos esses aperfeiçoamentos, passamos por uma auditoria onde foram avaliados pontos como aspectos ambientais, gestão regulatória de legislações ambientais aplicadas ao negócio, treinamento e capacitação dos colaboradores em relação aos aspectos ambientais, política de meio ambiente, além da definição de métricas e indicadores ambientais para gestão”, explica Rodrigo Martins, Gerente Corporativo de Qualidade e Meio Ambiente.
Entre os benefícios trazidos pela certificação estão o gerenciamento dos aspectos ambientais do negócio de forma eficaz, garantia do cumprimento da legislação ambiental, otimização da utilização de recursos naturais, redução de desperdício, redução do consumo de água, de energia, de geração de resíduos e de poluição, além de promover internamente a cultura de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. O certificado, reconhecido internacionalmente, também traz novas oportunidades de negócios com clientes ambientalmente conscientes.
Sobre a Scala
Há 58 anos no mercado, o Laticínio Scala tornou-se um dos principais produtores de queijos do Brasil, responsável pela mussarela queridinha dos pizzaiolos. Possui quatro fábricas, sendo três em Sacramento-MG e uma em Salitre de Minas (Patrocínio-MG). Além dessas, a Scala possui uma indústria de produtos destinados à nutrição animal, uma unidade armazenadora de grãos e um moderno centro de distribuição.
Com capacidade para processar mais de 600 mil litros de leite por dia, a empresa detém uma linha de produtos completa que conta com: parmesão, provolone, gorgonzola, brie, minas padrão, colonial, meia-cura, queijo de coalho, prato, requeijão, cream cheese, manteiga e a mussarela. Além de uma linha de recheios doces forneáveis, da marca Dolci Creme.
Além disso, a Scala também possui uma preocupação social e ambiental com projetos de sustentabilidade.