Há sabores que se misturam com momentos. Podemos dizer que o parmesão Faixa Azul é um desses típicos casos, afinal, ninguém saboreia um belo queijo, sozinho ou muito bem acompanhado e esquece. É como o slogan da marca cita: há mais de 80 anos sendo mais do que uma fábrica de queijos espetaculares. “Nós somos parte de momentos memoráveis dos nossos consumidores”
Quando o assunto são queijos duros, em especial o tradicional parmesão, eles são, inegavelmente, uma das referências no Brasil. A história da marca Faixa Azul, da Vigor Alimentos, começou em 1940, quando a receita do tradicional parmesão italiano chegou ao Brasil.
O tempo passou, mas o jeito Faixa Azul de se fazer queijo, permanece. “Posso afirmar que a nossa excelência é fruto de cerca de mais de 80 anos respeitando a tradição e a história dos nossos queijos Faixa Azul. Por incrível que pareça, ainda seguimos a receita original. Claro, com o passar dos anos encontramos o equilíbrio entre a tecnologia e os processos artesanais, mas somos bem fiéis às raízes do nosso produto”, afirma Eduardo Jakus, diretor de marketing da Vigor.
E completa, “atualmente, nossa produção possui tecnologia empregada, ambientes super controlados, equipamentos modernos de climatização, laboratórios de análise, etapas cuidadosas de preparação e conservação. No entanto, ainda contamos com a manipulação das peças nas prateleiras ao longo da maturação das formas por 12 meses, e antes desse período, cada peça é cuidadosamente girada e massageada com azeite de dendê de forma totalmente manual”.
As características mais marcantes presentes no parmesão Faixa Azul são o sabor e a textura inigualáveis. Isso porque, é um queijo de textura firme e quebradiça, com cristais que dão um sabor salgado e um toque levemente picante, com uma coloração amarelo-palha, aroma suave e crosta firme e lisa. “E para garantir o toque especial do nosso carro-chefe, ao final de cada produção a clássica faixa azul é pintada à mão em cada peça de queijo, uma parte artesanal da produção que mantivemos por todos esses anos”.
A arte de se fazer queijo
Ano passado, a Faixa Azul convidou a artista Ana Strumpf para transformar peças de queijo parmesão em obras de arte na sua nova campanha. Criada pela DM9, a iniciativa tem como objetivo reforçar a assinatura Memorável Sempre, evidenciar a maestria da marca em transformar momentos e posicionar Faixa Azul dentro do território da arte.
“Queríamos uma campanha que reforçasse o caráter premium dos produtos da marca e os atributos intangíveis do Faixa Azul. Transformar o queijo em uma obra, é um paralelo com o cuidado e a riqueza do processo de fabricação cuidadoso dos nossos produtos, englobando toda a arte, qualidade e maestria por trás. Esse foi um dos principais motivos que escolhemos seguir por este caminho nessa campanha. Nosso objetivo era apresentar nosso carro-chefe de forma ainda mais memorável, se equiparando a uma obra de arte”, revela Jakus.
O parmesão Faixa Azul tem reconhecimento tanto nacional quanto internacional. Em 2016 ganhou a medalha de ouro na 29ª edição World Cheese Awards, o maior concurso de queijos do mundo, na Espanha. Em território brasileiro conquistou “O Melhor de SP”, em pesquisa realizada pelo Datafolha, na categoria Queijo Parmesão Ralado. “Recebemos o prêmio por quatro anos consecutivos, de 2016 a 2019, e com toda certeza é um dos marcos da nossa história com o Parmesão Faixa Azul”, enaltece o diretor.
Com portfólio robusto, o famoso queijo pode ser encontrado em forma, em cilindro, em fatia, ralado, em creme e lascas. Além disso, há ainda o parmesão Reserva Especial com 18 meses de maturação, o qual o período maior de maturação dá um toque ainda mais diferenciado ao produto.
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