Pesquisar

Enbä incorpora inovação em embalagens recicláveis

Enba

A partir da necessidade de um cliente, a Enbä desenvolveu solução para embalagem monomaterial totalmente reciclável para potes de requeijão e outros alimentos



O setor de embalagens tem sido um dos mais solicitados para trazer mudanças que contribuam com a sustentabilidade. Afinal, elas estão presente em todos os setores da economia, sendo na forma secundária ou não. Atualmente, empresas fornecedoras de embalagens buscam soluções para oferecer ao mercado alternativas recicláveis. É o caso da Enbä, que trabalha para desenvolver embalagens inovadoras com sua expertise em transformação de termoplásticos e lançou soluções que atendem plenamente as novas demandas.

A empresa atua há 12 anos no mercado de fornecimento de embalagens para as indústrias de alimentos e tem no setor de lácteos, cerca de 70% de seus clientes. Foi exatamente por conta de uma demanda de um laticínio que a Enbä trouxe duas inovações que comtemplam plenamente o quesito sustentabilidade.

Antônio Fonseca, diretor comercial, da Enbä, afirma: “um de nossos parceiros que usava rótulos adesivos estava com dificuldade em relação à reciclagem desse produto aplicado em copos de requeijão, pois era composto de camadas de materiais diferentes e, para reciclar, seria necessária a separação desses elementos. O cliente queria alternativa 100% reciclável e que fosse competitiva em custos. Foi a partir dessa necessidade que a equipe da Enbä desenvolveu tecnologia que permitiu agregar benefícios à embalagem e possibilitou o lançamento de um novo produto – a Embalagem IML Ecolabel, produto monomaterial, ou seja, é possível reciclar copo e rótulo juntos e, portanto, é 100% reciclável”.

A embalagem possui tecnologia In Mold Label (IML) e seu diferencial está no rótulo aplicado em uma única face da embalagem durante o processo de fabricação. Outro diferencial é a maior área de impressão dos dados e todas as informações nutricionais sem prejudicar o layout da marca. Dessa forma, a indústria pode atender as novas obrigações da legislação para alimentos e ainda ter um rótulo mais limpo para destacar a marca de seus produtos e atrair os consumidores nas gôndolas dos supermercados.

O novo produto atende também à tendência mundial com a tecnologia utilizada que torna as embalagens livres de produtos químicos perigosos para a saúde e com o menor impacto possível no meio ambiente. É uma embalagem perfeita para atender os requisitos da Economia Circular.

Barreira O2

Outro recente desenvolvimento da Enbä é a Embalagem IML Barreira 02 e, com a aplicação de rótulo com EVOH, é possível conseguir a redução do  índice de  OTR (Oxygen Transmission Rate) em mais de 100 vezes em comparação com as convencionais. O EVOH representa menos de 5% do peso total da embalagem, tornandoa-a 100% reciclável. Fonseca destaca: “inicialmente, o foco principal foi a indústria de extratos de tomate, mas estamos pesquisando possíveis aplicações para lácteos, visando aumentar o shelf life de alguns produtos. Estamos em fase experimental”.

Todos os projetos são desenvolvidos pela equipe interna da Enbä, desde a concepção da ideia até adaptação das automações, passando pela fabricação dos moldes e robôs manipuladores. As ideias e necessidades aparecem, e a Enbä busca soluções para novos conceitos de embalagens.

“Para a criação do  IML Ecolabel, por exemplo, trouxemos a ideia de fora do país, fizemos contatos com nossos fornecedores de rótulos, que já eram parceiros e incluímos a adaptação às nossas necessidades. O mercado mundial e o brasileiro buscam soluções que incorporem custo x benefício, atraente, mas que seja sustentável. Esse é o perfil de nosso negócio” destaca Fonseca.

Hoje, para as grandes indústrias já é rotina procurar novas alternativas com foco em preservação ambiental, mas a tendência é que as pequenas também se adaptarem a este novo cenário e a Enbä atende todos os tamanhos de indústrias.

Compartilhe

Explore nossos conteúdos