A Camponesa, marca de lácteos da Alvoar, já investiu R$ 25 milhões em sua linha de queijos e a expectativa é um crescimento de mais de 50% no volume de produção em 2023. De olho no alto consumo de queijo das famílias brasileiras, a Camponesa estuda a instalação de uma nova unidade de produção e a ampliação da distribuição dos produtos para todos os estados brasileiros. Atualmente, a empresa conta com uma fábrica em Lagoa da Prata (MG) dedicada para a linha de queijos.
A empresa pretende aumentar a linha de queijos no segundo semestre deste ano e, para isso, segue investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar os processos de produção e inovação. O Investimento em inovação permitiu que a Camponesa lançasse o primeiro queijo de caixinha do Brasil em 2019, em Minas Gerais. No segundo semestre de 2022, foi a vez do nordeste receber o produto.
“Estamos sempre procurando oferecer o melhor produto para nossos consumidores e isso acontece também com nossa linha de queijos. Investimos em novas tecnologias e oferecemos, além da nutrição e sabor, toda a tradição e qualidade da marca, já reconhecida pelo mercado”, explica a gerente de marketing da Camponesa, Adriana Antunes. A linha de queijos Camponesa oferece produtos para todos os gostos como requeijão tradicional e light, queijo minas padrão, queijo meia cura, queijos cremosos no sabor bacon, cheddar e cebola caramelizada, muçarela em barra e fatiada e o queijo fresco de caixinha, pioneiro no Brasil.
A tecnologia adotada na produção do Queijo Fresco mostra como a Camponesa vem investindo em inovação nessa categoria com o objetivo de oferecer qualidade e criar diferenciação de marca na categoria. O processo de fabricação do produto é todo automatizado, garantindo altos padrões de higiene, segurança alimentar e uma validade de até 90 dias na embalagem, maior que das outras opções disponíveis no mercado. Com textura macia, o Queijo Fresco tem sabor suave e é muito saboroso. “Esse é só um exemplo do que está por vir. Somos incansáveis em busca de qualidade para oferecermos o que há de melhor para o consumidor”, afirma Adriana Antunes.
Dia Mundial do Queijo – O queijo é um dos alimentos mais versáteis e saborosos que o ser humano produziu a partir do leite e, por isso, existe um dia internacional para celebrar essa delícia. O Dia Mundial do Queijo é comemorado no dia 20 de janeiro como uma forma de reverenciar o produto, que é consumido de diversas maneiras em países com culturas diferentes.
O Brasil está entre os dez maiores mercados do mundo e o produto faz parte do dia a dia das famílias. A produção de queijo é extremamente relevante para o mercado lácteo do País porque absorve cerca de 40% da produção total do leite. Segundo estimativas da Associação Brasileiras das Indústrias do Queijo (ABIC), o consumo médio per capita de queijos no Brasil é de 5,6 quilos por ano e 90% é produzido a partir do leite de vaca.
De acordo com o relatório “Brazil Cheese Market Overview, 2027”, publicado pela Bonafide Research, a demanda por queijos no Brasil vai continuar crescendo devido a mudanças no estilo de vida nos centros urbanos e pela busca de uma alimentação mais salutar. O hábito de fazer lanches saudáveis, por exemplo, impulsiona o consumo de queijos frescos, que são mais benéficos para a saúde e menos calóricos. Espera-se investimentos de cerca de US? 1,70 bilhão até 2027 no mercado de queijos brasileiros.
Por: Assessoria de Imprensa ALVOAR LÁCTEOS. Foto: Camponesa