A Corbion, localizada em Araucária, é a primeira indústria de soluções para indústria de alimentos do Paraná a receber o certificado “Lixo Zero”, um título que reconhece apenas as empresas que possuem um índice maior ou igual a 90% de destinação sustentável dos resíduos. Isto significa que são certificadas organizações que não enviam resquícios para aterros, incineração, que não contribuem para o aumento de emissões atmosféricas ou sistemas que dependem de um contínuo fornecimento de resíduos para operar.
No Brasil, a empresa, de origem holandesa, atua há 67 anos e possui três unidades de produção: Campos dos Goytacazes (RJ), responsável pela produção de ácido lático e derivados para indústria alimentícia e química, Orindiúva (SP), onde são produzidos óleos renováveis e biomassas a partir de processo fermentativo com microalgas destinado à alimentação animal, e Araucária (PR), focada na produção de misturas funcionais, ingredientes e soluções sustentáveis para a indústria de alimentos e bebidas, primeira unidade brasileira a receber a certificação.
A empresa, que atua globalmente por meio da inovação e desenvolvimento de soluções que preservam os recursos naturais e os mercados em que está inserida, trabalha com a redução do uso de materiais que não podem ser reaproveitados em outras cadeias de produção e compreende que é necessário reciclar e compostar todos os materiais, certificando seu total reaproveitamento e a preocupação com o destino correto aos resíduos.
Para Flávio Ribeiro, EHS Manager da Corbion Araucária, o reconhecimento é um passo importante para a Corbion, que agora desenvolve esforços para que essa mesma conquista seja aplicada também em outras unidades. “A sustentabilidade e a preocupação com a preservação do planeta e seus recursos naturais são pilares importantes ao desenvolvimento da Corbion ao longo dos mais de 100 anos de sua atuação global. Aqui no Brasil, conquistar a certificação ‘Lixo Zero’ para a planta de Araucária é um novo passo rumo à nossa evolução e ao nosso compromisso global, e, estamos colaborando com as outras plantas para que possam conseguir o mesmo êxito, compartilhando as boas práticas e processos de desenvolvimento para a obtenção desta conquista”.
O termo “Lixo Zero” existe em diversas partes do mundo, mas foi criado pelo ZWIA (Zero Waste International Alliance), que atua como uma instituição que homologa instituições regionais para disseminar e espalhar seus objetivos sustentáveis pela sociedade. No Brasil, o ILZB (Instituto Lixo Zero Brasil), é a única organização autorizada para licenciar outras instituições a certificar indústrias, comércios e eventos.
De acordo com Emerson Rufino, diretor da unidade Araucária, a nova certificação, que atesta a gestão sustentável dos resíduos da fábrica, está alinhada com a estratégia global da empresa. “Temos como meta até 2025 alinhar nosso portfólio de negócios às principais tendências do mercado global. Somos guiados pelo propósito de preservar o que importa e somos signatários de três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Estamos alinhados com a ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). A certificação ‘Lixo Zero’ reconhece nosso comprometimento com as boas práticas para preservar o planeta e os recursos naturais, oferecendo destinação correta e sustentável aos nossos resíduos e colaborando para um mundo mais responsável. Nossa meta é sermos reconhecidos em todas nossas unidades no Brasil por destinar resíduos de maneira responsável, consciente e preservando nossos valores para deixar um mundo melhor para as futuras gerações”, finaliza.