O brasileiro adora o queijo mussarela. Trata-se do queijo mais consumidos em nosso país, também por conta do grande consumo de pizza. Mas como fazer queijo mussarela, você já se perguntou?
Em primeiro lugar, o formato tradicional desse queijo é o paralelepípedo. Entretanto, outras formas também podem ser encontradas, como bolinha, palito e nozinho, utilizados no consumo de mesa.
Em outras palavras, de acordo com pesquisa realizada pela Mintel, 28% dos brasileiros consomem queijo diariamente. Ou seja, somos mais conservadores, consumindo em média, mussarela (88%), demonstrando preferência por sabores mais suaves e já conhecidos.
A origem do queijo mussarela
O queijo mussarela é um sucesso não apenas no Brasil, mas mundialmente. A popularidade dá-se devido a sua textura e sabor, pois possui uma boa elasticidade e um excelente ponto de derretimento.
Contudo, a receita tradicional da mussarela é originária da cidade de Aversa na Itália, produzida exclusivamente com leite de búfala. Lá, é feito em formato de bolotas, conservadas em soro, brancas e bem macias. Bem diferente de como nos conhecemos.
Acredita-se que o nome “mussarela” tenha sido decorrente da palavra italiana “mozzare”, que significa “cortar” ou “arrancar”, em referência à técnica de cortar a coalhada durante a fabricação do queijo.
Queijo mussarela no Brasil
Eventualmente, a mussarela chegou em nosso país com os imigrantes italianos, entre os anos de 1860 e 1890. Com sua fabricação um pouco modificada da original, onde o queijo é feito a partir do leite de vaca, apresenta aspecto mais amarelado e consistente, além de geralmente ser peças retangulares. E esse queijo rapidamente ganhou os corações brasileiros.
Atualmente, no Brasil, a mussarela é produzida de duas formas: artesanal, com leite cru ou industrial, com leite pasteurizado. Essa industrialização é dividida entre processo manual, em maior escala semi automatizada e em maior proporção automatizada.
Como fazer queijo mussarela
Agora, aprenda a fazer mussarela caseira com poucos ingredientes e com ótima rentabilidade. Essa é uma receita antiga que muitos avós costumavam fazer. Porém, uma dica muito importante é usar um queijo ralado de boa qualidade. Veja abaixo, como fazer queijo mussarela
Ingredientes:
- 1L de leite
- 250g de amido de milho
- 250g de manteiga com sal ou margarina
- 100g de queijo ralado (2 pacotes – em lasquinhas)
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
- Coloque numa panela grande o leite, adicione o amido de milho e deixe dissolver no leite, adicione o sal, o queijo ralado e a margarina.
- Leve a panela ao fogo mexendo sem parar até engrossar, quando começar a engrossar abaixe o fogo e continue mexendo até que a massa desgrude do fundo da panela. (um ponto semelhante a brigadeiro)
- Retire do fogo e coloque a massa de queijo em um pote grande.
- Você pode só deixar esfriar e já consumir.
- Ou deixar na geladeira por aproximadamente 4 horas para que fique mais consistente e possa ser ralada.
Benefícios do queijo mussarela para a saúde
Em suma, o queijo mussarela é uma fonte de proteínas, cálcio e outros nutrientes para a saúde. Nesse sentido, acompanhe alguns dos benefícios do consumo de queijo mussarela incluem:
- Fortalecimento dos ossos: o cálcio presente na mussarela é importante para a saúde dos ossos e dentes;
- Controle de peso: o queijo mussarela é uma fonte de proteínas e gorduras boas que podem ajudar a controlar o apetite e manter o peso sob controle;
- Saudabilidade: nutrientes essenciais para saúde geral do corpo.
Enfim, depois de saber mais sobre essa iguaria, que tal experimentar e fazer essa receita em casa? Faça e marque nosso perfil da @revistamaisleite nas suas redes sociais.