A máquina parou e agora?

Assistência Técnica para a indústria alimentícia

Com prazo de entrega de produtos, se não é possível resolver internamente o problema, o jeito é chamar imediatamente a assistência técnica dos equipamentos 

O que se espera de um serviço de assistência técnica?  Rapidez no atendimento, na resposta e que o problema apontado seja resolvido. Caso seja necessário substituição de peças, que elas estejam disponíveis para reposição imediata. Afinal, parar uma linha de produção nas indústrias e atrasar a entrega na data acordada implica em prejuízos, inclusive, para imagem da indústria perante seus clientes.

Acessar algumas assistências técnicas, às vezes, torna-se uma verdadeira corrida de obstáculos. O mundo digital com todas as suas ferramentas tecnológicas, por incrível que pareça, pode ser um dos entraves. Primeiramente, vem o atendimento telefônico com secretárias robôs – tecle 1 para tal atendimento, 2 para outro e assim vai. Algumas vezes, não se consegue chegar na solicitação da assistência técnica. Há casos em que o atendimento via WhatsApp remete o cliente para o site para procurar alguma peça que precise. E assim, quem busca o serviço depara-se com um catálogo repleto letras combinadas com números ao lado de imagens e ‘cadê’ a peça?

Pedro Saraiva, diretor da Descartável Embalagens, levanta uma questão recorrente, “quando buscamos serviços de assistência técnica, precisamos chegar na área certa e na pessoa certa e em algumas empresas isso é uma dificuldade. Quando temos um problema precisamos de um técnico com conhecimento para entender o que necessitamos e resolver rapidamente”.

As empresas precisam enxergar o setor de assistência técnica não como uma área secundária de seu negócio, mas para mostrar que a empresa está comprometida com seus clientes depois da venda de máquinas e equipamentos, ou seja, também cuidar de sua imagem no mercado. Saraiva ressalta: “sabemos que problemas todos fornecedores terão algum dia, mas é necessário que pensem ‘se o problema é meu, eu preciso resolver imediatamente’ e, como ele resolve é o que faz a diferença entre as empresas”.

Como a Descartável é fornecedora de produto acabado, geralmente, não tem problema com máquinas e equipamentos com seus clientes. Caso a embalagem apresente algum tipo de problema, o que raramente acontece, a empresa aceita devolução e fabrica outro lote imediatamente e, como diz o diretor da Descartável, ‘se o problema é meu, eu preciso resolver rápido’. Em outras palavras, ter  comprometimento e respeito ao cliente.

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