Tate & Lyle destaca os hábitos de consumo para o mercado brasileiro de lácteos 

Multinacional ressalta preferências do consumidor em relação ao segmento e revela soluções desenvolvidas para ajudar fabricantes a atender essas demandas

A Tate & Lyle, fornecedora global de soluções e ingredientes para o mercado de alimentos e bebidas, destaca algumas das principais tendências no mercado de lácteos brasileiro. Entre outros pontos, a companhia identificou que os consumidores estão buscando produtos que entreguem benefícios como saudabilidade, sabor, textura e indulgência, e que se diferenciem por conter ingredientes simples e conhecidos.

“Entender os desejos, necessidades e comportamentos do consumidor é a melhor forma de trazer ao mercado produtos que farão a diferença na vida das pessoas. As marcas estão se movimentando com foco nesses hábitos de consumo e, como empresa, temos o objetivo de trazer soluções inovadoras para que nossos clientes possam entregar ao consumidor o que ele realmente deseja”, comenta Leonardo Vitoriano, Diretor de Categoria da Tate & Lyle.

A seguir, conheça em detalhes algumas tendências identificadas pela empresa que podem influenciar o mercado de lácteos brasileiro: 

– Experiências de consumo: o consumidor está em busca de novas experiências, por isso é importante levar ao mercado um produto completo, que fuja do comum, com novos sabores, texturas e que se adeque ao dia a dia do consumidor. 

Levando isso em consideração, a Tate & Lyle desenvolveu novos conceitos de iogurte com preparados de frutas para ajudar seus clientes a trazer produtos diferenciados no mercado. Através dos preparados de frutas é possível inovar na categoria de iogurtes com sabores tradicionais, mas que combinados possam remeter a momentos de consumo especiais e que se conectem com vivências e ocasiões importantes. 

“Pensando em um momento de consumo diferenciado para o verão, criamos um iogurte sabor Piña Colada com conceito de indulgência permissível. Traz a experiência de uma bebida refrescante remetendo ao sabor do tradicional cocktail Piña Colada com os benefícios e a praticidade de um iogurte bebível”, explica Vitoriano.

– Experiências sensoriais: A procura por produtos que tenham camadas diferenciadas, com texturas e sabores distintos que estimulem os sentidos do consumidor são fatores importantes para as empresas no mercado lácteo.  

“Focando nesse interesse do consumidor por produtos que despertem seus sentidos, a Tate & Lyle traz sugestões de iorgurtes bi e tricamadas, uma aposta interessante para o setor pois são produtos que apresentam diferentes texturas, proporcionando uma experiência sensorial única, com a valorização do sabor e da indulgência”, explica o executivo. 

Um exemplo dessa inovação é o protótipo de um iogurte de maçã, mamão e amaranto apresentado pela empresa. Esse iogurte traz a inclusão de pedaços de frutas e amaranto no preparado de frutas, entregando uma experiência sensorial diferenciada e auxiliando na maior sensação de saciedade com o aporte de cereais.

“A utilização de três camadas em iogurtes é um grande diferencial. Nesse aspecto, desenvolvemos também um iogurte grego tricamada, que além da massa branca, leva uma calda de aveia e outra de blueberry. Esse conceito é uma boa opção combinar sabores e texturas e oferecer um momento de consumo indulgente e é uma combinação perfeita para manter a fome longe entre as refeições”, adiciona o executivo.

– Indulgência e saudabilidade: o consumidor está buscando cada vez mais produtos com perfis nutricionais alinhados à suas necessidades, mas que ao mesmo tempo ofereçam indulgência. Desta forma, uma das maneiras de tornar a categoria de iogurtes ainda mais atraente é desenvolver produtos que remetam a sabores tradicionalmente encontrados em produtos indulgentes como sobremesas.

Pensando neste posicionamento, a Tate & Lyle desenvolveu um iogurte grego com calda sabor banoffee que entrega um sabor similar à tradicional torta banoffee, com a praticidade de consumo como um snack, e que também é rico em fibras. Para a calda, foi utilizado um preparado de fruta com doce de leite e pedaços de banana, uma opção ideal para entregar a indulgência desejada pelos consumidores.

“Sabemos que, hoje em dia, os consumidores esperam muito mais de suas marcas favoritas, ou seja, não apenas que ofereçam produtos que são mais saudáveis e saborosos, mas que também sejam inovadores. Por isso estamos desenvolvendo constantemente novas soluções para o mercado lácteo, e este preparado de frutas é um bom exemplo disso”, afirma Vitoriano.  

– Clean label: nos últimos anos, as pessoas têm se preocupado cada vez mais com os produtos que consomem. Por isso, muitas vezes, optam por alimentos com uma lista de ingredientes menor e que sejam mais reconhecidos. “Pensando nisso, oferecemos opções de preparados de frutas que atendam às demandas por produtos clean label, com poucos ingredientes, mas que entregam o sabor e performance necessária”, explica Vitoriano. 

“Para atender os consumidores mais exigentes, a Tate & Lyle oferece soluções para que produtos tradicionais no mercado possam optar por simplificar suas listas de ingredientes. Nosso preparado de frutas de morango na versão clean label utiliza fécula de mandioca em substituição ao amido modificado, entregando performance e textura, com uma rotulagem mais amigável.”, finaliza Leonardo. 

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